Ilhabela realiza primeiro Workshop de Turismo Sustentável e Marketing | Hostel da Vila
O município de Ilhabela, no Litoral Norte de São Paulo, foi sede do I Workshop de Turismo Sustentável, realizado entre os dias 1 e 3 de abril, como continuidade das atividades do World Travel Market Latin America, que aconteceu em São Paulo. Mais de 50 profissionais de turismo locais e visitantes, incluindo hoteleiros, operadores, consultores, imprensa e gestores públicos, como o Secretário de Turismo Harry Finger e a a gestora do Parque Estadual de Ilhabela Joana Fava Alves, participaram de atividades de imersão e palestras, que propuseram debates sobre melhores práticas, ferramentas e soluções para desenvolver um turismo mais responsável em Ilhabela. O evento foi organizado pelo Pouso Sambaquis, Maembipe Ecoturismo Consultoria e Hopineo, e teve o patrocínio do Pouso Sambaquis, da Secretaria Municipal de Turismo de Ilhabela, da Central dos Monitores Ambientais e do Ilhabela Convention & Visitors Bureau.

O evento permitiu que Ilhabelha, Reserva Mundial da Biosfera, coberta por uma grande área de Mata Atlântica preservada e berço de culturas tradicionais caiçaras, demonstrasse aos participantes locais e internacionais seu potencial diverso e único para atividades de ecoturismo, turismo de aventura e de turismo de base comunitária.

Daniella Marcondes, consultora em turismo da Maembipe Ecoturismo Consultoria, abriu o evento no Pouso Sambaquis apresentando um panorama atual sobre o perfil turístico de Ilhabela para os visitantes. No segundo dia, no Hostel Da Vila, o workshop teve início com a apresentação de D’Arcy Dornan, representante do Global Sustainable Tourism Council (GSTC) no Brasil, que falou sobre certificações e critérios para gestão do turismo sustentável. Em seguida, Florie Thielin, do site Hopineo, e a jornalista Ana Duék, editora do site Viajar Verde, falaram sobre a importância de comunicar de maneira eficiente sobre boas práticas em turismo sustentável. Na continuação, os participantes puderam seguir a conversa e networking em uma escuna navegando pelas praias do norte da ilha.

– – –

Publicado em 06/04/2016 no portal Viajar Verde – por Ana Duék
Clique aqui para ver a matéria completa.

– – –

VOLTAR PARA MÍDIA